3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Tangará da Serra sedia 8ª edição do encontro no Cerrado
 

Da Assessoria
(Diário de Cuiabá)



Mais de 2,5 mil agricultores de todo o País deverão estar presentes no 8° Encontro de Plantio Direto no Cerrado a ser realizado entre 28 de junho e 1° de julho em Tangará da Serra (239 km ao Médio Norte de Cuiabá). Pela segunda vez consecutiva, Mato Grosso sedia o evento, que é realizado a cada dois anos. O evento está orçado R$ 1,5 milhão.
No lançamento oficial do encontro, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador, Blairo Maggi, destacou a importância do sistema, que além de reduzir o impacto ambiental, traz vantagem econômica aos produtores. “É um sistema que contribuiu para a expansão da cultura da soja e do algodão no Estado”, destacou Maggi, falando sobre as duas culturas que colocam Mato Grosso como o maior produtor do País. Segundo o governador, cerca de 90% das áreas ocupadas por estas culturas no Estado utilizam o plantio direto.
Para os organizadores, isso é uma demonstração da importância e liderança no segmento do agribusiness. “É uma oportunidade de reafirmar para o Brasil que Mato Grosso é um celeiro de produção e que concilia a produção com a preservação do meio-ambiente. O encontro, que mostrará novas tecnologias, significará também aprendizado”, disse o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, que participou do lançamento ao lado de outras autoridades, como o senador Jonas Pinheiro, vereadores de Tangará, produtores rurais, do coordenador do encontro, Normando Corral, John Londers, diretor da Associação de Plantio Direto no Cerrado e José Airton Fidélis, presidente do Clube Amigos da Terra Parecis, entidades promotoras do encontro.
Em Mato Grosso, há pelo menos dez anos, os produtores estão usando o plantio direto nas lavouras. O sistema tradicional gerava mais custos, já que o agricultor precisava fazer a aração, gradeação e o nivelamento do solo. Com o plantio direto passou-se, também, a utilizar antigas áreas, mais arenosas e que eram utilizadas como pastagem, evitando, assim, desmatamento de novas áreas.

FEBRAPDP / ITAIPU

Aconteceu em Foz do Iguaçu durante os dias 10 e 11 de Janeiro pp., a segunda reunião executiva entre a ITAIPU – BINACIONAL e a FEBRAPDP para acertar detalhes do acordo de cooperação que visa à qualificação do sistema plantio direto na palha na área de abrangência do lago da Itaipu Binacional. Além de técnicos e diretores da Itaipu e Federação estiveram participando da reunião técnicos e pesquisadores de entidades como: UFPR,UFSM, UEL, CENA, IAPAR.
Ao final da reunião foi elaborado um questionário de Indicadores para qualificação da prática do plantio direto na palha em propriedades rurais . O documento representa o consenso do grupo participante.
 


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home