3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

FEBRAPDP recebe homenagem em SC

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) recebeu uma homenagem especial na abertura do 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 9º ENPDP, realizada no dia 29 de junho, em Chapecó - Santa Catarina. Os agrônomos Valdemar H. de Freitas, diretor de planejamento e Leandro do Prado Wildner, pesquisador do Centro de Pesquisas para Agricultura Familiar – Cepaf/Epagri/Chapecó, em nome da Epagri e dos agricultores catarinenses entregaram ao presidente da FEBRAPDP, Ivo Mello, um quadro com a logomarca da Federação totalmente confeccionada com sementes das mais diversas espécies.

Na foto, José Celestino desenvolveu o trabalho utilizando sementes

Segundo Leandro, trata-se de uma verdadeira obra de arte de 2,25m2 (1,5 x 1,5m) confeccionada por José Celestino Varela, funcionário da Estação Experimental da Epagri de Campos Novos, que nas horas de folga ou por solicitação da empresa confecciona este tipo de obra de arte. "O Celestino já imortalizou seu trabalho confeccionando vários painéis que hoje estão expostos em instituições de Santa Catarina, na sede administrativa da Epagri, em Florianópolis, e até na sede da FAO, em Roma", conta.

No momento da entrega da homenagem, Wildner disse que a escolha de Santa Catarina para sediar o 9º ENPDP era o reconhecimento da FEBRAPDP do trabalho e dedicação de agricultores e técnicos catarinenses em prol do desenvolvimento do PD nas propriedades familiares. "A homenagem da Epagri foi uma retribuição à confiança que a FEBRAPDP depositou nas instituições de Santa Catarina para colaboração na organização deste evento nacional", concluiu Leandro.

FEBRAPDP: novos associados

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) tem três novos associados. Um deles é o Clube de Plantio Direto do Oeste Baiano, com sede no município de Luiz Eduardo Magalhães. O seu representante credenciado junto à Federação é Ingbert Dowich.
Também passam a fazer parte da FEBRAPDP a Associação de Produtores para Desenvolvimento de Tecnologias de Mauá da Serra – PR, cujo representante credenciado é Sérgio Kasutochi Higashibara, e o Clube Amigos da Terra de Uberaba – MG, com representação de João Ângelo Guidi Júnior.

 

Rio Verde sedia 1º Encontro do Curso de Pós-graduação em PD

De 26 a 30 de julho foi realizado em Rio Verde-GO, o 1º Encontro Presencial do Curso de Pós-graduação Lato Sensu por Tutoria a Distância em Plantio Direto, ofertado através de convênio entre a Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília-UnB, em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv), com a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e com o Clube Amigos da Terra de Rio Verde (CAT Rio Verde).

Nos dias 27 e 28 os participantes assistiram palestras dos professores do curso, puderam tirar dúvidas e trocar experiências entre eles. Depois visitaram a Área Experimental da Fesurv, onde conheceram o projeto de pesquisa de uso de dejetos de suínos; assistiram uma demonstração de máquinas da John Deere e uma palestra sobre Rotação de Culturas.

Um dos destaques do Encontro foi a visita técnica aos produtores do CAT, no dia 29. Alunos e professores conheceram a propriedade de Andréas Peeters. Técnicos da Faculdade e da AGCO apresentaram o Projeto Ceres de Agricultura de Precisão, implantado na propriedade há apenas dois anos, mas com resultados preliminares animadores. Os participantes visitaram a área de integração lavoura-pecuária, o sorgo granífero e o algodão em plantio direto (PD), onde a expectativa de produtividade supera as 300 arrobas por hectare.

Em seguida o grupo visitou Flávio Faedo, considerado o pioneiro do PD na região. Foi cavada uma trincheira (buraco no solo), para mostrar os benefícios, físicos, químicos e biológicos do PD. Muito entusiasmado, Flávio contou seu histórico e lembrou dos motivos que o levaram a adotar o PD, bem como das dificuldades iniciais, quando, mesmo assim persistiu e logo percebeu os resultados positivos no controle da erosão. Então passou a incentivar novos adeptos e a trocar informações com alguns iniciantes, dando assim origem ao CAT.

No mesmo dia, o grupo visitou o Centro Tecnológico da Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo) onde foi ressaltada a importância da pesquisa e da validação de tecnologias para os associados. No final do dia assistiram à palestra sobre Ferrugem Asiática da Soja, onde foi esclarecido a evolução e o controle desta doença, que causou grandes prejuízos aos produtores brasileiros na última safra.

No dia 30 os alunos foram orientados a elaborar suas monografias e fizeram as avaliações do Curso e do Encontro. Na avaliação da maioria dos alunos e dos organizadores o evento foi um sucesso e certamente deverá atrair novos alunos para a turma de 2005.

Interessados em fazer o Curso em 2005 poderão fazer a sua pré-inscrição na ABEAS, através do site: www.abeas.com.br, do e-mail: cursos@abeas.com.br ou pelo fone: (61) 349-0200.


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]  

home